“Buscar as coisas de um [mundo] melhor”

Para a maioria das pessoas, ser batizado é uma experiência reverente e pacífica. O batismo de Emma Smith e de outras pessoas, no entanto, foi interrompido por uma multidão que zombou deles, ameaçou-os e os forçou a fugir. Mais tarde, quando Joseph estava prestes a confirmar os novos membros, ele foi preso por perturbar a comunidade com sua pregação. Em meio a toda essa oposição, como Emma poderia ter a certeza de que estava fazendo a coisa certa? Do mesmo jeito que todos nós podemos encontrá-la — por meio da revelação do Senhor. Ele falou a Emma sobre “as coisas de um [mundo] melhor” — Seu reino — e o lugar dela nele. Ele disse a ela para não temer, para “[rejubilar-se e alegrar-se]” e “[apegar-se] aos convênios que [ela havia feito]”. E essas palavras de incentivo e conselho são Sua “voz para todos”.
Princípio 1: O Salvador pode me livrar “de [minhas] aflições”. Doutrina e Convênios 24:1, 8
Para aprender sobre algumas aflições ou desafios que Joseph Smith e os primeiros santos enfrentaram, estude o “Capítulo 11: Mais pessoas se filiam à Igreja”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 46–47, ou assista ao vídeo correspondente na Biblioteca do Evangelho. Depois, você e seus filhos podem descobrir o que o Senhor disse a Joseph sobre as aflições dele em Doutrina e Convênios 24:1, 8. Compartilhem também uns com os outros como o Senhor ajuda vocês em momentos difíceis.
A fim de aprender o que significa ser “paciente [em nossas] aflições”, você e seus filhos podem recriar a experiência do vídeo “Prosseguir com Paciência” (Biblioteca do Evangelho). O que Doutrina e Convênios 24:8 nos ensina sobre paciência? Como o Salvador faz com que saibamos que Ele está conosco durante nossas aflições?
Pular Escritura
Coloque-os no chão, deixando espaço suficiente para que uma criança possa pular de um para o outro.
Demonstre aos alunos como você pularia de um para o outro enquanto diz a escritura. Pule ao lado da imagem da escritura.
Espero que, depois que cada aluno tiver tido sua vez, ele esteja mais familiarizado com a escritura e possa recitá-la com você.
Então, pergunte-lhes o que significa ter o Senhor conosco em nossas aflições.
Princípio 2: Jesus ama “o canto do coração”. Doutrina e Convênios 25:11–12
Após ler Doutrina e Convênios 25:12, vocês podem conversar a respeito do hino ou música da Igreja favorito de cada um — seu “canto do coração” — e cantá-los juntos. Compartilhem uns com os outros por que amam essas músicas. Por que o Senhor fica feliz quando cantamos essas músicas? De que maneira nosso canto se assemelha a “uma prece a [Ele]”?
Aqui está uma música para este princípio:

Aqui está uma ideia divertida, você só precisa de uma lousa. Comece a desenhar e peça para as crianças adivinharem qual é a música que você está desenhando, por exemplo: desenhe um círculo, geralmente as crianças dirão "círculo", então desenhe mais 2 círculos, adicionando um chapéu, faz um boneco de neve e cantem "Era uma Vez um Homem de Neve". Em seguida desenhe um outro círculo, mas dessa vez adicione linhas saindo dele para um sol (e um rosto sorridente), cantem "Brilhando, Brilhando"... É uma ótima maneira de introduzir esse tópico. Segue algumas ideias de desenho simples que você pode desenhar e músicas que podem cantar.

Princípio 3: Meus convênios com o Pai Celestial me trazem alegria. Doutrina e Convênios 25:13, 15
Para entender o que significa “[apegar-se] aos convênios” (Doutrina e Convênios 25:13), seus filhos podem se revezar segurando em algo tão firmemente quanto puderem. Depois, você e seus filhos podem conversar sobre como se “apegam” ou se mantêm fiéis a seus convênios. Se necessário, reveja com seus filhos os convênios que fazemos (ver Mosias 18:8–10; Doutrina e Convênios 20:37 e a página de atividade desta semana).
Para explicar a seus filhos o contexto de Doutrina e Convênios 25:13, esclareça que isso é algo que o Senhor disse a Emma Smith logo após seu batismo. Por que esse seria um bom conselho para alguém que foi batizado recentemente?
Isso abrange muito de D&C 25. Para crianças maiores, distribua todas as peças e peça para procurarem em D&C 25 o versículo correspondente. Então eles têm que descobrir a partir daí quem coloca a peça do quebra-cabeça primeiro, segundo e assim por diante.

EXTRA:
Clique na gravura para acessar a página de atividade:
Sugestão para o Berçário:
Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.
Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.
"Videoaula" da semana:
Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Comments