top of page

Lição: 8 a 14 de Maio [Mateus 19-20; Marcos 10; Lucas 18]

Atualizado: 15 de mai. de 2023

“Que me falta ainda?”






Que mais farei ou sacrificarei para conseguir a vida eterna? Na lição dessa semana, Jesus nos ajudará, a saber, o que precisamos fazer para progredirmos para receber a vida eterna, ao responder a um jovem rico. As crianças aprenderão a importância da família para o nosso Pai Celestial. Ele quer que homem e mulher se selem no Templo para ter uma família eterna. Guardar os mandamentos e se tornar como uma criancinha é um dos meios pelo qual podemos receber a vida eterna, Jesus disse: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Marcos 10:13–16). As crianças tem o coração puro e são cheias de fé, nosso coração deve se tornar semelhante: brando, puro, crente, confiante, curioso por conhecimento. As crianças fazem muitas perguntas e isso é motivado pela curiosidade, quando buscam conhecimento de um adulto em quem confiam, elas acreditam. É assim que o Senhor nos ensina a recebê-Lo.






Princípio 1: O Pai Celestial quer que nos casemos no templo e tenhamos uma família eterna. Marcos 10:6–8


Como seus alunos podem se beneficiar em aprender sobre a doutrina do casamento eterno? Pode ser útil recapitular as verdades sobre o casamento em “A Família: Proclamação ao Mundo” (ChurchofJesusChrist.org).


Atividades sugeridas

  • Leia Marcos 10:6–8 para as crianças e mostre a foto de um casal. Peça às crianças que apontem para o homem e depois para a mulher quando ouvirem as palavras homem e mulher. Explique que o Pai Celestial deseja que um homem se case com uma mulher (ver Gênesis 1:27–28).

Segue livro para colorir (acordeão), para ensinar as crianças sobre A Família Proclamação ao Mundo. É só recortar os cartões ou páginas, e colar no local indicado e dobrar na linha, para formar seu livro acordeão!

  • Mostre gravuras de uma família e um templo. Peça às crianças que digam o que veem nas gravuras. Explique que o Pai Celestial quer que sejamos selados à nossa família no templo para que possamos ficar juntos para sempre. Seja sensível às crianças cujos pais ainda não são selados.



  • Cantem juntos uma música sobre famílias, como “Uma família feliz” (Músicas para Crianças, p. 104). Vocês podem cantar a música diversas vezes. Peça que as crianças citem coisas divertidas que já fizeram em família. Por que elas são gratas pela família que têm?

Traga um avental, gravata, laço de cabelo... adereços para os diferentes membros da família com os quais eles podem se vestir e cantar.


  • Cante uma música sobre o templo, como “Eu gosto de ver o templo” ou “As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, pp. 99, 98). Deixe que as crianças segurem gravuras de templos ou famílias e peça a elas que levantem as gravuras quando cantarem “templo” ou “família”. Ajude as crianças a pensar em motivos pelos quais é importante se casar no templo.


As coisas que Jesus ensinou sobre o casamento podem ajudar as crianças a ansiar por se casarem no templo e formar uma família eterna.


Atividades sugeridas

  • Peça a uma das crianças que leia Marcos 10:6–8 em voz alta. Explique que unir-se significa “reunir-se” ou “agarrar-se” a algo. Por que é importante que o marido e a esposa se unam, amem um ao outro e sejam parceiros?

Aqui está um divertido jogo de combinar, onde as crianças poderão tentar descobrir como eram os apóstolos no dia do casamento ou quando eram mais jovens. Recorte tudo para que as crianças possam tentar combiná-los.




Princípio 2: Jesus deseja que as criancinhas venham a Ele para que possa abençoá-las. Marcos 10:13–16


Esse relato dá a oportunidade de ajudar as crianças a sentir o quanto Jesus as ama.


Atividades sugeridas

  • Com suas próprias palavras, conte o relato registrado em Marcos 10:13–16. Você também pode mostrar o vídeo “Deixai Vir a Mim os Meninos” (ChurchofJesusChrist.org). Ajude as crianças a pensar em ocasiões em que sentiram o amor de Jesus por elas. Preste testemunho para as crianças de que Jesus as ama e quer abençoá-las.


Recorte as formas e distribua para as crianças. Aponte para cada grupo de palavras e leia as escrituras junto. Peça a uma criança que coloque a primeira forma e a leia novamente. Em seguida, a 2ª forma e leia novamente. Até que a escritura seja memorizada e a imagem esteja completa. Repita se as crianças ainda estiverem interessadas. Mesmo que seus filhos ou classe não tenham idade suficiente para ler a palavra escrita, poderão associar a escrita com a imagem, é uma boa oportunidade para os pré-leitores se concentrarem.

  • Mostre a gravura Cristo e as Crianças (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 47). Ajude as crianças a imaginar como seria fazer parte do grupo de crianças sentadas ao lado de Jesus na gravura. Peça a elas que compartilhem o que sentem em relação a Jesus.

  • Peça às crianças que desenhem a si mesmas sendo abençoadas por Jesus (ver Marcos 10:16 e a página de atividades da semana).

Segue o vídeo da historinha da semana sobre algumas criancinhas. Quando Jesus estava ensinando seus discípulos, algumas crianças queriam ouvir Jesus! Os discípulos disseram às crianças para não incomodar Jesus e pediram que as crianças fossem embora. Mas quando Jesus viu isso, Ele disse algo! O que você acha que Jesus disse? Vamos assistir e descobrir!



Princípio 3: Se eu obedecer aos mandamentos, poderei receber a vida eterna. Marcos 10:17–22


Jesus ensinou ao jovem rico que, para ganhar a vida eterna — a vida que o Pai Celestial tem —, ele deveria obedecer aos mandamentos.


Atividades sugeridas

  • Conte a história do jovem rico em Marcos 10:17–22 para as crianças. (Ver também o “Capítulo 42: O jovem rico”, Histórias do Novo Testamento, p. 105, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Peça-lhes que prestem atenção ao que Jesus disse ao jovem que ele deveria fazer e o que o jovem respondeu.


  • Conte uma ou mais histórias sobre crianças que pedem conselhos ou orientação aos pais, mas não os seguem ou não obedecem a eles. Quais são algumas coisas que o Pai Celestial nos pede que façamos? Como nos sentimos quando obedecemos a Seus mandamentos?

  • Conte experiências de quando você recebeu revelação pessoal para fazer algo e ser melhor.


Jesus pode me ajudar a saber o que preciso fazer para progredir. Marcos 10:17–22


O jovem rico procurou Jesus e recebeu uma instrução específica, especialmente para ele. Como você pode inspirar as crianças a buscar orientação semelhante na vida delas?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que encontrem um versículo em Marcos 10:17–22 que descreva a gravura no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Explique que o conselho que Jesus deu ao jovem foi pessoal e que podemos receber orientação pessoal do Senhor por intermédio do Espírito.


Aqui está uma divertida página para colorir que promove a discussão, então pegue os lápis de cor e fale sobre cada coisa enquanto pinta. Há metas nas laterais para preencher.


Aqui está outra maneira pela qual as crianças podem rastrear suas metas de acordo com o programa para crianças e jovens.

  • Leiam juntos Marcos 10:17–22. Peça às crianças que escrevam no quadro os mandamentos aos quais o Salvador disse que o jovem rico deveria obedecer (ver versículo 19). O que mais Jesus pediu que o jovem fizesse? (Ver versículo 21.) Incentive as crianças a pensar em coisas que elas precisam começar a fazer ou parar de fazer para melhor seguir a Jesus. Quais são algumas maneiras de descobrir o que Jesus quer que façamos?


Segue "videoaula" da semana:


Aqui está um filme animado para assistir com as crianças, sobre alguns pontos abordados na aula dessa semana.



Ideias para o Dia das Mães, é só clicar na imagem para visitar nossa página especial do Dia das Mães.



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

3.959 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page