top of page

Lição: 5 à 11 de Julho [D&C 76]

Atualizado: 11 de jul. de 2021

“Grande será sua recompensa e eterna sua glória”



Princípio 1: Todos somos filhos de Deus.


O presidente Dallin H. Oaks disse que, se ensinarmos a “um jovem a vigorosa ideia de que ele é filho de Deus”, teremos dado a ele “respeito próprio e motivação para enfrentar os problemas da vida” (“Ideias profundas”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 27).


Atividades sugeridas

  • Para ajudar as crianças a entender seu potencial de se tornarem semelhantes a Deus, encontre maneiras de mostrar a elas que os filhotes de animais crescem para se tornarem semelhantes aos pais — talvez as crianças possam procurar a gravura do animal que forma par com a gravura do filhote. Abra as escrituras em Doutrina e Convênios 76:24 e diga às crianças que todos somos “filhos e filhas gerados para Deus”. Preste testemunho de que Deus é nosso Pai e que podemos nos desenvolver até nos tornarmos semelhantes a nossos Pais Celestes.



Você pode cobrir essa imagem com um protetor de papel, fita adesiva, ou laminado e pedir para que as crianças se revezem desenhando elas mesmas enquanto você fala sobre elas serem filhos de Deus.

  • Cantem juntos “Sou um filho de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 2–3) e peça às crianças que apontem para si mesmas ao se referirem a elas mesmas no hino. Peça-lhes que cantem o hino substituindo “eu” por “você” e apontando para outra crianças da classe.


Princípio 2: Jesus Cristo é o Salvador do mundo.


A palavra evangelho significa boas novas. As boas novas do evangelho é que Jesus Cristo “veio ao mundo (…) para purificá-lo de toda iniquidade” (versículo 41).


Atividades sugeridas

  • Conte às crianças algumas boas novas que ouviu recentemente. Peça-lhes que compartilhem as boas novas que elas ouviram. Depois, conte para elas as boas novas do evangelho lendo Doutrina e Convênios 76:41–42. Pergunte às crianças o que elas sentem ao ouvir essas boas novas. Compartilhe com elas a alegria que você sente por causa dessas boas novas.

  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo. Pergunte às crianças se elas sabem o que Jesus Cristo fez por nós. Mostre às crianças algo sujo e algo limpo (como um lenço branco ou uma folha de papel) e explique-lhes que o pecado é como uma sujeira em nosso espírito, mas Jesus Cristo veio para nos ajudar a nos tornarmos limpos novamente.


Plastifique a gravura, faça marcas nas roupas brancas das crianças e limpe-as conforme vocês estudam as escrituras.



Ajude as crianças a entender que as gloriosas bênçãos que Deus promete aos fiéis na vida futura somente são possíveis graças ao Salvador Jesus Cristo.

  • Escreva no quadro O que Jesus Cristo fez por mim? Peça a cada criança que leia em silêncio o versículo 5, os versículos 41–42 ou o versículo 69 da seção 76, procurando possíveis respostas para a pergunta escrita no quadro. Deixe que compartilhem as respostas que encontrarem (ver também “Ele mandou Seu Filho”, Músicas para Crianças, pp. 20–21). Como podemos demonstrar gratidão pelo que o Salvador fez por nós?

  • Escreva a terceira regra de fé no quadro, deixando espaços em branco nas palavras-chave. Dê às crianças as palavras que faltam, escritas em tiras de papel, e peça-lhes que coloquem as palavras no lugar certo no quadro. O que essa regra de fé nos ensina sobre o motivo pelo qual precisamos de Jesus Cristo? (Ver também o vídeo “Por Que Precisamos de um Salvador”, ChurchofJesusChrist.org.)


Princípio 3: O Pai Celestial quer que eu volte a viver com Ele novamente.


A visão que Joseph Smith e Sidney Rigdon tiveram do reino celestial revelou as grandes bênçãos que Deus preparou para Seus filhos, e também as coisas que precisamos fazer para receber essas bênçãos.


Atividades sugeridas

  • Conte às crianças sobre os três reinos de glória que Joseph e Sidney contemplaram na visão. (Você pode ler para as crianças uma parte ou todo o “Capítulo 26: Os três reinos do céu” [Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 97–103] ou mostrar o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Peça às crianças que digam o que sabem sobre essa visão. Concentre-se principalmente na descrição do reino celestial e testifique-lhes que ali é onde o Pai Celestial deseja que estejamos.





Se você deseja adicionar o paraíso e a prisão para Crianças maiores, pode adicionar o círculo desta lição antiga.



O conhecimento da glória celestial que Deus preparou pode inspirar as crianças a “[vencer] pela fé” (versículo 53) as provações e as tentações com que se depararem.

  • Faça um grande desenho do sol numa folha de papel e recorte-o em várias peças de quebra-cabeça. Entregue uma peça a cada criança, com uma das seguintes passagens das escrituras para elas lerem: Doutrina e Convênios 76:51; 76:52; 76:53; 131:1–2. Peça às crianças que procurem em seus versículos algo que precisamos fazer para receber a vida eterna no reino celestial (alguns versículos incluem mais de uma resposta) e que escrevam isso em seu pedaço do sol. Ao trabalharem juntas para montar o quebra-cabeça, expresse sua confiança nelas de que, com a ajuda do Salvador, elas podem se qualificar para o reino celestial.




Princípio 4: O estudo das escrituras pode me ajudar a “entender as coisas de Deus”.


Joseph Smith e Sidney Rigdon receberam Doutrina e Convênios 76 quando estavam ponderando as escrituras. Ajude as crianças a ver como o estudo das escrituras pode propiciar a revelação por intermédio do Espírito Santo.


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças se elas sabem o que Joseph Smith e Sidney Rigdon estavam fazendo quando tiveram a visão descrita em Doutrina e Convênios 76. Convide-as a lerem os versículos 15–19 para descobrir. Relate uma ocasião em que você recebeu inspiração ao ler as escrituras e peça às crianças que falem sobre o sentimento espiritual que elas têm quando leem as escrituras.

  • Peça às crianças que fechem os olhos e tentem realizar uma tarefa, como pintar uma gravura ou abrir as escrituras num versículo específico. Quais são algumas coisas difíceis de fazer quando estamos espiritualmente com os olhos fechados? Leiam juntos Doutrina e Convênios 76:12, 15–19, 114–116 para descobrir o que precisamos fazer para que nossos olhos estejam espiritualmente abertos.

Esse jogo é para ver quem consegue ficar no caminho. É mais difícil do que parece, para ficar mais divertido venda os olhos de cada jogador. Use uma cor diferente de marcador para cada pessoa. Essa atividade é ótima para esta lição e as escrituras que estamos estudando.






Extra!

  • Atividade para o tópico: Todos somos filhos de Deus

Cada um de nós é filho de um Deus amoroso. Ao estudarmos o caráter de nossos Pais Celestiais, podemos nos esforçar para desenvolver seus atributos, para nos tornarmos como eles são em nossa jornada aqui na Terra. "A historinha dessa semana é sobre alguns filhotes de animais. Os filhotes querem ser como seus pais quando crescerem. Será que eles podem ser como seus pais? Então vamos juntos descobrir!"



  • Jogo online sobre o tópico: Todos somos filhos de Deus


  • Jogo online sobre o tópico: O Pai Celestial quer que eu volte a viver com Ele novamente!



Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

2.923 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page