“Quando o Filho do Homem vier”
Os discípulos de Jesus devem ter achado surpreendente Sua profecia: o poderoso templo de Jerusalém, o centro espiritual e cultural do povo judeu, seria destruído tão completamente que “não [ficaria] (…) pedra sobre pedra”. “E qual é o sinal da tua vinda?” Pergutaram os apóstolos ao Senhor. As respostas do Salvador revelaram que a grande destruição que ocorreria em Jerusalém — uma profecia cumprida no ano 70 d.C. — seria relativamente pequena, comparada com a Sua vinda nos últimos dias. Coisas que parecem ser até mais permanentes do que o templo em Jerusalém se mostrarão temporárias — o Sol, a Lua, as estrelas e o mar. Mesmo os “poderes do céu serão abalados”. Se estamos espiritualmente alertas, essa comoção pode nos ensinar como colocar nossa confiança nas coisas verdadeiramente permanentes. Como Jesus prometeu: “O céu e a terra hão de passar; minhas palavras, porém, não passarão. (…) E o que entesourar minha palavra não será enganado” (Joseph Smith—Mateus 1:35, 37). O Senhor tem mais reservado para nós do que podemos imaginar! Mas, antes que Ele possa nos dar tudo o que tem, devemos nos preparar para recebê-lo. A lição dessa semana nos mostrará por meio de parábolas como nos preparar para a vinda do Senhor. Devemos ficar sempre prontos para quando chegar a hora, e em nossas lâmpadas estejam cheias de azeite. O Senhor, assim como na parábola dos talentos, também nos deu muitos dons e talentos únicos, e durante nossa jornada mortal, temos uma escolha a fazer. Agir com fé, multiplicar as bênçãos e talentos que o Senhor nos deu. Usando nossos talentos para abençoar, servir e elevar outras pessoas. Se escolhermos agir com fé, chegará o tempo em que o Senhor nos dirá: “Bem está,servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. (Mateus 25:21)
Leve para a classe um objeto ou uma gravura relacionados a uma das parábolas ou histórias da leitura desta semana (como o óleo para representar as dez virgens, as moedas para representar talentos ou as pequenas moedas da viúva). Peça às crianças que contem o que sabem sobre a parábola ou história.
Princípio 1: Antes que Jesus volte, o evangelho será pregado em todo o mundo. Joseph Smith—Mateus 1:31
Um dos sinais de que Jesus retornará em breve é a pregação de Seu evangelho por todo o mundo. As crianças podem ajudar a cumprir essa profecia compartilhando o evangelho.
Atividades sugeridas
Mostre um mapa, um globo ou uma gravura da Terra (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 3) e ajude as crianças a falar: “Este Evangelho (…) será pregado em todo o mundo” (Joseph Smith—Mateus 1:31). Por que Deus quer que todos os Seus filhos ouçam o evangelho?
Isso é apenas colorido, mas você nem precisa imprimir, se tiver um tablet (chrome book, laptop etc.), pode mostrar para as crianças nele.
Peça às crianças que marchem sem sair do lugar enquanto cantam uma música sobre compartilhar o evangelho, como “Um missionário já eu quero ser” ou “Chamados a servir” (Músicas para Crianças, pp. 90, 94–95).
Aqui está uma página para colorir e atividade missionária.
Exiba o vídeo “Aonde Mandares Irei” (ChurchofJesusChrist.org). Enquanto as crianças assistem, ajude-as a contar quantas maneiras elas identificam no vídeo por meio das quais elas podem compartilhar o evangelho. Em que outras maneiras de compartilhar o evangelho elas conseguem pensar?
Seus alunos podem ajudar a pregar o evangelho em todo o mundo antes da Segunda Vinda do Salvador.
Atividades sugeridas
Peça às crianças que citem as bênçãos que têm recebido ou que receberão por serem membros da Igreja de Cristo. Leiam juntos Joseph Smith—Mateus 1:31 e pergunte como o evangelho abençoará os filhos de Deus em todo o mundo.
Mostre um mapa do mundo, ou de seu país, e ajude-as a identificar alguns lugares onde um familiar ou amigo pregou o evangelho como missionário de tempo integral.
Convide algumas crianças para virem preparadas a fim de contar como seus familiares ou antepassados conheceram o evangelho.
Peça a cada criança que escreva o nome de alguém com quem pode falar sobre Jesus Cristo ou convidar para vir à igreja. Peça-lhes também que citem as coisas que podem fazer para serem missionárias agora.
Clique na imagem para ler mais sobre este jovem missionário, no site da igreja ou baixe o PDF logo abaixo:
Primcípio 2: Posso usar os dons que Deus me deu. Mateus 25:14–30
As crianças menores estão descobrindo seus dons e habilidades. Ajude-as a entender que esses dons e essas habilidades vêm do Pai Celestial.
Atividades sugeridas
Traga várias moedas para usar enquanto conta a parábola dos talentos, encontrada em Mateus 25:14–30. Você pode pedir a três crianças que representem os três servos. Explique que, na época de Jesus, a palavra talentos referia-se a dinheiro, mas hoje, a palavra talentos pode representar nossos dons e habilidades.
Peça às crianças que citem de que maneiras seus pais, irmãos, professores ou amigos as têm ajudado. Quais talentos essas pessoas têm que as ajudaram a servir ao próximo?
Lição com objeto.
Como orienta no manual, peça às crianças que façam uma lista das coisas que as pessoas fizeram por elas e escreva-as individualmente nos cartões fornecidos.
Coloque-os em uma pilha no chão e cubra-os com livros, jaquetas, cadeiras.
Pergunte às crianças como seria triste se essas pessoas enterrassem seus talentos e nunca os usassem para ajudá-lo.
Leia ou revise Mateus 25:14-30. O que Deus quer que façamos com os talentos que ele nos deu?
Peça às crianças que levem os cartões para casa e os entreguem às pessoas que os ajudaram e agradeçam por não enterrarem seus talentos.
Aqui estão os cartões em que as crianças podem escrever, ou você escreve, enquanto elas dizem o que dizer.
Escreva um bilhete para cada criança falando sobre os dons e as habilidades que você observou em cada uma. Ao compartilhar com cada criança os dons que você vê nelas, incentive-as a aprimorar esses dons e a usá-los para servir ao próximo.
Escreva uma nota para seu filho listando os dons e talentos de seu filho ou das crianças de sua classe na Primária, dobre nas linhas pontilhadas, escreva o nome da criança na etiqueta e dê à criança.
Princípio 3: Jesus quer que eu sirva ao próximo. Mateus 25:31–46
Servimos ao Pai Celestial e a Jesus Cristo quando servimos às pessoas ao nosso redor. Ajude as crianças a pensar em como elas podem servir ao próximo.
Atividades sugeridas
Resuma a parábola em Mateus 25:34–46. Ajude as crianças a entender que, quando servimos ao próximo, servimos a Jesus.
Segure a foto de uma criança e uma gravura de Jesus escondida atrás dela. O que podemos fazer para servir a essa criança? Remova a foto da criança e explique que, quando servimos ao próximo, servimos a Jesus.
Peça às crianças que desenhem a si mesmas servindo ao próximo das maneiras que o Salvador descreve em Mateus 25:35–36. Peça que adivinhem o que as outras crianças estão desenhando.
Incentive as crianças a contar experiências de quando alguém prestou serviço cristão a elas ou à sua família.
Princípio 4: Sou responsável por minha própria conversão a Jesus Cristo. Mateus 25:1–13
A parábola das dez virgens ensina que não podemos pegar emprestada de outras pessoas nossa conversão ao Salvador. Como você pode ajudar as crianças a assumir a responsabilidade pela própria conversão?
Atividades sugeridas
Peça a uma criança que venha preparada para compartilhar o que aprendeu em casa sobre a parábola das dez virgens esta semana.
Desenhe um lampião no quadro e ao lado escreva testemunho. Dê a cada criança um pedaço de papel em formato de gota e peça-lhes que escrevam nele algo que farão para se tornarem mais convertidas ao Salvador. Coloque as gotas no quadro, ao redor da lâmpada.
Peça ajuda às crianças para elaborar uma lista de coisas que podemos fazer a fim de nos preparar para receber um visitante especial. Como essas coisas são semelhantes, ou diferentes, das que podemos fazer a fim de nos prepararmos espiritualmente para a Segunda Vinda do Salvador?
Escreva em cinco tiras de papel coisas que não podemos pegar emprestadas. Em outras cinco tiras, escreva coisas que podemos pegar emprestadas. Misture as tiras e peça às crianças que as organizem nesses dois grupos. Leiam juntos Mateus 25:1–13. Por que é importante não confiar nossa conversão a Jesus Cristo a outras pessoas?
Princípio 5: No Juízo Final, faremos um relato de nossa vida ao Senhor. Mateus 25:14–46
Após a Ressurreição, o Senhor nos julgará com base em nossa obediência a Seus mandamentos e em nossa aceitação de Seu sacrifício expiatório. A parábola dos talentos e a parábola das ovelhas e dos bodes nos ensinam sobre o Juízo Final.
Atividades sugeridas
Designe metade da classe a ler Mateus 25:14–30 e a outra metade a ler Mateus 25:31–46. Peça aos grupos que encenem as parábolas para a classe. O que o Senhor está nos ensinando nessas parábolas?
Peça às crianças que leiam Mateus 25:35–36 em duplas e elaborem uma lista de coisas que podem fazer para demonstrar amor por Jesus Cristo.
Prepare o quadro assim, peça às crianças que escrevam as escrituras em cartões e separem-nos em Bodes e ovelhas. Ou você pode apenas pedir às crianças que escrevam no quadro abaixo da ovelha e da cabra.
Ou se preferir tamanho menor:
Aqui está "videoaula" da semana:
Segue filme em animação para assistir com as crianças:
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Como consigo o PDF da aula?