top of page

Lição: 20 a 26 de Janeiro [D&C 2; JSH 1:27–65]

Foto do escritor: Joelma BelliniJoelma Bellini

“O coração dos filhos voltar-se-á para seus pais”








Tinham-se passado três anos desde que Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, haviam aparecido a Joseph Smith no bosque, e Joseph não tinha recebido mais nenhuma revelação desde aquela época. Ele começou a se perguntar se o Senhor estava descontente com ele. Como todos nós, ele tinha cometido erros e se sentia mal por isso. No entanto, Deus ainda tinha uma obra para ele fazer. O trabalho para o qual Joseph tinha sido chamado tem relação com o que Deus nos pede que façamos. Joseph traria à luz o Livro de Mórmon, e somos convidados a compartilhar a mensagem desse livro. Joseph receberia as chaves do sacerdócio para voltar o coração dos filhos a seus pais, e nós agora podemos receber ordenanças por nossos antepassados nos templos. Joseph soube de profecias que logo seriam cumpridas, e somos chamados para ajudar a cumprir essas profecias. Ao participarmos da obra de Deus, é de se esperar que enfrentemos oposição, até mesmo perseguição, assim como aconteceu com o profeta. Mas também podemos ter fé, acreditando que o Senhor nos fará instrumentos em Suas mãos, assim como Ele fez com Joseph.





Princípio 1: Posso me arrepender e ser perdoado. Joseph Smith—História 1:28–29


  • Todos nós, às vezes, sentimo-nos “[condenados] por [nossas] fraquezas e imperfeições”, como aconteceu com Joseph Smith. Você e seus filhos podem estudar Joseph Smith—História 1:29 juntos e procurar o que Joseph fez quando se sentiu assim. O que podemos aprender com esse seu exemplo que pode nos ajudar quando cometemos erros? Por que é importante saber que Joseph, mesmo não sendo perfeito, foi chamado por Deus?




Uma sugestão, é sentar-se no chão com os alunos tornando a atividade bem lúdica, segue um modelo de como fica montada essa dinâmica:



Princípio 2: O Pai Celestial chamou Joseph Smith para ajudá-Lo a realizar Sua obra. Joseph Smith—História 1:27–54


  • Seus filhos podem se divertir fingindo que são Joseph Smith enquanto você conta o relato das visitas de Morôni em Joseph Smith—História 1:27–54 ou no “Capítulo 3: O anjo Morôni e as placas de ouro” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 13–17, ou no vídeo correspondente na Biblioteca do Evangelho). Por exemplo, eles podem cruzar os braços como se estivessem orando ou fingir que estão escalando o Monte Cumora, e assim por diante. Depois, peça que falem a respeito do que Deus chamou Joseph Smith para fazer e de como somos abençoados por isso. Por exemplo, que bênçãos recebemos pelo fato de Joseph Smith ter traduzido o Livro de Mórmon? Como o trabalho dele nos ajuda a nos aproximarmos do Pai Celestial e de Jesus Cristo?


Aqui estão alguns fantoches divertidos com os quais as crianças podem brincar. Prenda com grampos de papel nos braços para que Joseph possa orar e os olhos deslizem para que ele possa fechar e orar. Para crianças menores, use esses fantoches para rever o vídeo.







Princípio 3: O Pai Celestial quer que as famílias sejam seladas no templo. Doutrina e Convênios 2


  • Talvez seja interessante para você e seus filhos verem algumas fotos de sua família; se possível, vejam também uma foto de sua família no templo (ou vejam o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 120). Vocês podem ler Doutrina e Convênios 2 e compartilhar uns com os outros seus pensamentos sobre por que temos templos e por que o Pai Celestial quer que as famílias sejam unidas para sempre. Considere cantar juntos “As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, p. 98). O que esse hino diz que podemos fazer para estar com nossa família para sempre?


Aqui vai uma atividade para ensinar sobre D&C 2. Cartões com os poderes dados a Joseph Smith por Elias e um envelope com a escritura. Deixe as crianças colocarem no envelope ou tirar dele enquanto você lê a escritura. Com os maiores você pode discutir um pouco mais o que cada um significa.





Princípio 4: Aprender sobre meus antepassados me traz alegria. Doutrina e Convênios 2


  • As crianças podem se animar e sentir a alegria da história da família. Para ajudá-las, você pode contar histórias de seus antepassados ou mostrar fotos deles. Converse com seus filhos sobre como era a vida de seus antepassados quando eles eram crianças. Seus filhos também podem gostar de fazer algumas das atividades de história da família em FamilySearch.org/discovery.




Aqui vai uma ideia bem legal para os maiores também. Essa atividade parece ser bem divertida. Pode ser reproduzida até nas reuniões com a família várias vezes. Uma ideia a mais: sentem no chão, façam um lanche bem gostoso. Cada criança pega um papelzinho para desvendar o mistério. Depois de conversarem bem a vontade e descobrirem cada mistério revejam vídeos ou fotografias juntos. Será bem especial!



EXTRA:


Clique na gravura para acessar a página de atividade da semana:


Sugestão para o Berçário:

Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição:


Clique no link para a lição no Manual do Berçário:


"Videoaula" da semana:



Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

13.651 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page